top of page
Buscar

15 motivos para contratar uma consultoria de medicina do trabalho

Atualizado: 4 de ago. de 2020

Tem crescido entre os empresários a preocupação e o cuidado em relação a saúde e segurança do trabalho. Mas, apesar do tema estar se tornando cada dia mais relevante, algumas empresas ainda resistem ao processo de contratar uma consultoria de medicina do trabalho. Em alguns casos, a gerência opta por formar uma equipe interna que dê conta de todas as demandas nesse sentido. Essa, sem dúvida, é uma resolução interessante, mas, em muitos casos, contratar um fornecedor é uma saída mais inteligente, rentável e simples.

Quer saber por quê? No artigo de hoje vamos apresentar 15 motivos para contratar uma consultoria de medicina do trabalho


Motivos financeiros:

  1. Evitar perdas catastróficas: ao contratar um fornecedor capaz de levantar os pontos de riscos e vulnerabilidade do negócio você previne acidente e evita perdas catastróficas para o negócio.

  2. Previsibilidade nos custos: ao contratar uma consultoria você evita surpresas em seus gastos com medicina do trabalho. A previsibilidade dos custos te trazem mais segurança para tomada de decisão.

  3. Menor probabilidade de multas por descumprimento da lei: ter uma consultoria significa ter alguém dedicado a encontrar e corrigir os erros cometidos pela organização. Nesse sentido, fica muito difícil descumprir as obrigações legais e ser multado por isso. 

  4. Redução no número de acidentes e afastamentos: o olhar atento, somado às análises periódicas realizadas pela consultoria irão reduz o risco de acidentes. Diminuindo, portanto, os afastamentos e aposentadorias por invalidez.

Motivos gerenciais:

  1. Elaboração e acompanhamentos de projetos: a consultoria externa vai cuidar da elaboração e acompanhamento dos projetos de saúde. Desafogando um volume de trabalho enorme da sua equipe interna.

  2. Acesso a um médico de saúde competente: todos os funcionários da empresa passam a contar com um médico de saúde do trabalho competente e preparado para as situações que envolvem as atividades laborais.

  3. Análises técnicas e objetivas: diferente dos achismos, a consultoria especializada irá munir o empresário de análises técnicas e embasadas sobre a medicina do trabalho e sobre os riscos à saúde.

  4. Conselhos e direcionamentos assertivos para tomada de decisão: em muitos casos, o empresário pode se sentir perdido na hora de tomar uma decisão, principalmente, diante de uma tema que não domina. Contratar uma consultoria de medicina do trabalho significa ter coerência e segurança para fazer escolhas em relação a saúde do trabalho.

  5. Treinamentos de saúde e segurança: ter a disposição treinamentos e capacitação da equipe interna de maneira acessível e altamente qualificada.

  6. Preenchimento correto do eSocial: desde 2018, o eSocial, plataforma online do governo para recolher informações fiscais, é obrigatório. O não preenchimento ou o envio incorreto de informações é uma penalidade grave diante da Receita e da Previdência.

  7. Especialistas no tema à disposição: apostar na contratação de uma consultoria garante que a empresa tenha acesso a funcionários altamente treinados e especializados no tema de maneira mais barata do que contratar uma equipe internamente.

  8. Crescimento da empresa: investir na gestão de saúde faz a empresa crescer de maneira consolidada e segura já que um programa de saúde eficiente impacta em muitos fatores que afetam o desenvolvimento sustentável do negócio.

Motivos ligados a gestão de pessoas:

  1. Melhoria significativa no ambiente de trabalho: investir em saúde e segurança do trabalho gera uma melhoria significativa no clima organizacional, contribuindo para a melhoria geral do ambiente de trabalho.

  2. Aumento da qualidade de vida dos funcionários: cuidar da saúde da equipe proporciona aumento na qualidade de vida das pessoas. Essas, por sua vez, trabalham com mais disposição e prazer.

  3. Aumento da produtividade dos funcionários: com maior entusiasmo pelo trabalho as pessoas entregam mais resultado, fazendo com que a produtividade geral da empresa também aumente.

O que faz uma consultoria de medicina do trabalho?

A consultoria de medicina do trabalho atua dentro das organizações promovendo ações de saúde e cuidando para que as atividades laborais não sejam perigosas ou danosas para a segurança dos funcionários. Portanto, sua principal função é garantir a segurança física, psíquica e emocional dos colaboradores para que esses consigam exercer suas atividades de maneira plena e sem comprometer sua qualidade de vida.

A medicina do trabalho também é responsável por gerenciar os documentos legais referentes às normas regulamentadoras e por administrar o afastamento e absenteísmo das equipes de trabalho. Se você é dono ou administrador de uma empresa sabe o quanto os afastamentos impactam de maneira negativa a produção e o rendimento da companhia.

Como escolher uma consultoria de saúde?

Muitos fatores devem ser levados em conta na hora de escolher um fornecedor de saúde do trabalho. Em primeiro lugar, entenda a sua necessidade enquanto cliente. Faça uma primeira análise interna e tente identificar quais os pontos mais críticos que precisam ser corrigidos imediatamente e quais são os pontos de melhoria, que estão bons, mas podem ser melhorados. Procure um fornecedor que atenda com excelência os pontos mais críticos e que possa oferecer ajuda para os pontos a serem desenvolvidos. Para escolher entre os candidatos, preste atenção em como a empresa atende outros clientes. Veja se ela está bem ou mal avaliada e se tem credibilidade e reputação no mercado. Por fim, opte por uma empresa que entrega as métricas de resultado, ou seja, que consegue provar que o trabalho está sendo desempenhado da melhor maneira possível.

Antes de investir seu dinheiro em uma consultoria faça uma avaliação sobre o quanto essa empresa irá resolver o seu problema. O bom investimento leva em consideração não o melhor preço, mas sim a solução mais inteligente.

Venha conhecer a ASONET, fale com um de nossos consultores e faça uma avaliação gratuita. Acesse: http://materiais.asonet.com.br/orcamentoasonet


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

1 visualização0 comentário
bottom of page