Buscar

5 motivos para você fazer um Mapa de Risco

Atualizado: Ago 4

Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT) acontecem cerca de 700 mil acidentes de trabalho no Brasil. Por isso, diversas medidas de segurança são cada vez mais necessárias. E uma delas é o Mapa de Risco. Além das inspeções regulares e um posicionamento da CIPA ele é fundamental para implementar a cultura de segurança na sua empresa. Então, se sua empresa ainda não possui, comece agora mesmo. Encontramos 5 motivos para você começar agora:

1. Promover conscientização dos trabalhadores

O Mapa de Risco é uma medida essencial porém somente será efetivo se todos os funcionários colaborarem. Após a confecção do mapa ele deverá ser exposto em um local de fácil visualização. Dessa maneira, todos os colaboradores ficarão cientes dos riscos existentes em cada setor e também caso ocorra fiscalizações. Você pode contratar uma empresa especializada para realizar uma análise de risco e elaborar o mapa.

2. Conhecimento dos processos internos da empresa

Ao elaborar o Mapa de Risco será necessário entender cada local analisado, fazendo com que se conheça todos os processos realizados na empresa. Dessa forma, você não só consegue identificar dados a serem incluídos no mapa, como também aumenta sua percepção sobre a empresa de uma forma geral.

3. Enxergar mais facilmente os grupo de risco

Um dos principais objetivos do Mapa de Risco é apresentar uma visão macro de todos os grupos de riscos existentes na empresa. Através dele é possível verificar se a empresa possui risco físico, químico, biológico ou ergonômico e escolher as medidas necessárias para a segurança.

4. Seguir a Norma Regulamentadora

Não ter o Mapa de Risco da sua empresa pode desencadear uma multa – e ela pode chegar a R$ 3.500, dependendo da quantidade de funcionários da sua empresa. Isso pode ser confirmado na NR 1.7 Letra A.

5. Reduzir os acidentes no local de trabalho

É claro que o principal objetivo do Mapa de Risco é identificar locais com possíveis riscos e reduzi-los. Por isso, é importante precisão no momento da sua elaboração.  Afinal, ele será uma importante ferramenta para visualização de melhorias na empresa e de integração entre colaboradores.

Fonte: Falando de Proteção.

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook Asonet
  • Instagram Asonet
  • Linkedin Asonet

© 2020 Orgulhosamente criado pela Franchising Asonet