Todos sabemos que a segurança dentro do ambiente de trabalho não é brincadeira. As empresas precisam tomar todas as medidas para que o risco seja mínimo. Porém, este trabalho precisa ser realizado em equipe. Por isso, uma dúvida que diversos gestores tem é: como promover o compromisso com a segurança entre os colaboradores?
Claro, que além da obrigatoriedade legal a segurança do trabalho promove inúmeros benefícios como aumento da produtividade da equipe, redução de custos com absenteísmo e acidentes além de proporcionar uma melhor imagem institucional. Mas para que isso aconteça, é necessário o engajamento em todos os níveis da empresa. E neste momento, encontra-se o desafio. Por isso, veja algumas dicas para implementar o compromisso com a segurança em sua empresa.
Compromisso da alta administração da empresa
Considera-se como alta administração cargos de diretoria, gestores e supervisores. Para implementar o compromisso com a segurança serão necessários casos práticos, onde o comprometimento foi a chave para solucionar os problemas de segurança. Para convence-los, será necessário:
Destacar o trabalho em conjunto com os colaboradores em outras áreas que resultou melhorias na segurança;
Demonstrar evidências dos benefícios que trouxeram para a empresa;
Identificar casos atuais que poderiam ser resolvidos através de reuniões. Por exemplo, se você nota um aumento de um acidente em particular, discuta as melhores formas que podem ser conversadas com os colaboradores.
Explicar que o engajamento de todos da empresa é um investimento e que é um processo a longo prazo, pois deve desenvolver a segurança, mas é um grande começo para reduzir acidentes e doenças ocupacionais.
Compromisso dos colaboradores da empresa
Com a alta administração convencida, torna-se mais simples conquistar o comprometimento dos colaboradores. Ao mostrar que estão dispostos a ouvi-los, o compromisso com a segurança e a construção uma cultura de reportar riscos são possíveis.
Se todos acreditam nos benefícios da promoção da segurança na empresa, a importância irá além da obrigatoriedade legal. Por isso, os colaboradores estarão mais dispostos a se comunicar com você, se:
Estiverem comprometidos com os objetivos da empresa, incluindo aqueles relacionados à segurança;
Pensarem que é do interesse deles participar;
Possuem confiança em você e acreditam que é uma pessoa fácil de se comunicar;
Suas atitudes correspondem às suas palavras;
Então, busque adquirir a confiança da empresa nestes dois níveis e torne as bases do sue trabalho de segurança ainda mais firmes.
Fonte: INBEP.
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