Buscar

Por que devo realizar treinamentos de segurança na minha empresa?

Atualizado: Ago 4

Nós já falamos aqui no blog sobre os benefícios dos treinamentos de segurança para qualquer tipo de empresa mas você imagina o por que realiza-los? Cada empresa possui uma necessidade diferente, seja baseando-se em seu ramo de atividade ou porte. Mas uma coisa todas tem algo em comum: devem se preocupar com a segurança dos funcionários. Mesmo uma empresa onde sua atividade principal não gere um risco, coisas simples do dia a dia são capazes de causar um grave acidente.


Pensando nisso, os treinamentos de segurança tem a função de ensinar, ou em alguns casos relembrar, procedimentos, reforçar a cultura da empresa, realizar a integração de novos trabalhadores ou equipes, manuseio de equipamentos e principalmente evitar acidentes de trabalho. Em resumo, os treinamentos são importantes para:

  1. Engajar os colaboradores;

  2. Reduzir absenteísmo e afastamento por doenças;

  3. Reduzir gastos;

  4. Capacitar colaboradores;

  5. Reduzir o número de acidentes e ocorrências.

Tipos de Treinamento

Para ajuda-lo a realizar o treinamento adequado, separamos alguns tipos mais comuns. Sua aplicação poderá ser realizada por sua própria equipe de segurança ou empresas especializadas:

  1. Treinamento de Capacitação: Visam ensinar ao colaborador o manuseio de algum equipamento, como se portar em determinadas situações, etc.

  2. Treinamento Admissional ou de Integração: Apresenta ao colaborador a cultura da empresa, os possíveis riscos da função e demais orientações básicas;

  3. Treinamento de Cultura Preventiva: Tem seu foco na implementação da cultura de prevenção de riscos. Ele andará lado a lado com a Análise de Riscos, sempre de olho se os ensinamentos estão sendo aplicados e se estão corretos.

É essencial que os responsáveis fique sempre atentos quanto as necessidades da equipe. Cada função de trabalho requer um tipo diferente de treinamento e períodos diferentes de aplicação. Então busque sempre ouvir seu time sobre suas necessidades e observações.

Fonte: Falando de Proteção.

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook Asonet
  • Instagram Asonet
  • Linkedin Asonet

© 2020 Orgulhosamente criado pela Franchising Asonet