
O turnover dentro das empresas continua crescendo. Isso porque, diversos gestores não estão preparados para lidar com os Millennials, isto é, as gerações Y e Z. Esta geração não busca apenas por estabilidade e segurança em um cargo mas sim desafios diários, qualidade de vida e uma rápida projeção de carreira.
Alguns pontos precisam ser revisados para reduzir o turnover. A perda de talentos em uma empresa gera gastos extras com demissões e principalmente, a perda de produtividade.
Afinal, o que “turnover”?
A palavra “turnover” possui diversos significados em sua língua de origem, o inglês. Porém, o que nos interessa é voltado ao setor de Recursos Humanos. Portanto, em poucas palavras, é o momento onde um funcionário é substituído por um novo colaborador. Além de demissões e contratações, ele está relacionado à saídas por aposentadoria, afastamentos, fatalidades, transferências, etc.
Este índice precisa ser medido pois todo novo colaborador demanda tempo da empresa em treinamentos e também, possui uma produtividade menor em comparação a funcionários “veteranos”.
Como reduzir o turnover?
É possível aplicar algumas dicas para reduzir o turnover na sua empresa. Caso estas dicas não sejam suficientes, é necessário procurar uma empresa especializada.
1. Investir em qualidade de vida
Como vimos, um fator importante para os Millennials é a qualidade de vida. Por isso, para reter estes talentos, sua empresa precisa ter este tipo de ação planejada. As alternativas são inúmeras e podem variar de acordo com a cultura da organização.
Dentre algumas idéias exercidas estão áreas de lazer internas e descontos em academias, por exemplo. Além disso, a sua mepresa pode oferecer algumas facilidades como o próprio vale-transporte, combustível, entre outros.
2. Plano de carreira
Para reduzir o turnover, nada como uma carreira de encher os olhos. Como mencionamos, os Millennials procuram uma projeção de carreira. Se não possuem uma perspectiva de crescimento na empresa, deixarão o barco. Em alguns casos, acabam deixando a empresa mesmo sem ter algo em vista.
O plano de carreira é uma maneira clara de estabelecer os critérios de promoção interna. Assim, os colaboradores se mantêm motivados. Afinal, sabem exatamente o que precisam fazer para conquistar o cargo que almejam.
3. Pesquisas de clima
Tão importante quanto agir ativamente para reduzir o turnover é trabalhar em ações preventivas. Por isso, é fundamental que compreenda como está o clima da empresa para então, tomar decisões. E para isso, existem as pesquisas de clima organizacional.
Além disso, os gestores podem realizar entrevistas de desligamento para compreender o que levou o colaborador a optar sua saída. Assim, é possível identificar os motivos que levam ao turnover e soluciona-los.
Por fim, existe também as pesquisas de comparação salarial para conferir se o salário aplicado está compatível ao mercado. É uma maneira de conferir se a sua empresa não está cometendo nenhuma injustiça nesse sentido, o que leva à desmotivação dos funcionários.
4. Treinamentos
Os treinamentos internos apresentam dois benefícios para reduzir o turnover. O primeiro está relacionado com o clima organizacional, onde os funcionários se sentirão mais confiantes em exercer suas funções.
O segundo ponto é com relação a motivação. A nova geração é faminta por conhecimentos então enxerga os treinamentos como uma forma de aprimorar suas habilidades profissionais. Por isso, qualquer novidade é encarada como uma oportunidade para crescer na área.
Fonte: Meu Mundo RH.
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