top of page
Buscar

Asonet lança plataforma para atendimento psicológico online

Atualizado: 4 de ago. de 2020

São tempos conturbados os que estamos vivendo. No entanto, diante do aumento no número de casos de coronavírus no Brasil e a crescente quantidade de mortes no mundo o COVID-19 está causando outra pandemia: a de medo. Não é pra menos, nosso corpo é um mecanismo inteligente que aciona respostas efetivas sempre que ele percebe que nossa vida pode estar em risco. O medo e a ansiedade são respostas a esse caos que estamos presenciando. Mas, viver com a sensação constante de medo é algo que prejudica muito o equilíbrio emocional e a nossa saúde. Com o objetivo de ajudar as pessoas a passarem por esse momento difícil com apoio de profissionais especializados a Asonet está lançando sua plataforma de atendimento psicológico online.


Um artigo publicado por pesquisadores brasileiros na Revista Brasileira de Psiquiatria afirma que o medo crônico torna-se nocivo e pode ser o gatilho para o desenvolvimento de doenças psicológicas. De acordo com o documento durante pandemias o número de pessoas que desenvolvem distúrbios emocionais tende a ser maior do que o número de pacientes infectados. O que significa que estamos lutando contra duas epidemias diferentes. Uma ligada a um novo vírus altamente transmissível e infeccioso e a outra de doenças psíquicas que podem ser mais silenciosas, mas tão agressivas e letais quanto o vírus.


Qual a importância de um atendimento psicológico online em tempos de pandemia?


A função do medo é nos preparar para agir quando algo ameaça a nossa sobrevivência. Dessa maneira, ao menor sinal de perigo nosso cérebro cria estratégias para que possamos sair vivos da situação. Estamos falando do famoso sistema de lutar ou fugir.


Geralmente o medo provoca uma resposta automática, acontece uma descarga de adrenalina fazendo que os nossos músculos fiquem mais fortes, nossa pupila dilate e a gente consiga receber mais informações sensoriais do ambiente. Mas quando esse estímulo causado pelo medo se torna crônico passamos a viver em constante estado de ansiedade. O cérebro não relaxa, perdemos a capacidade de reagir de maneira racional, as noites de sono não são o suficiente para descansamos, nossa imunidade cai e uma série de outros problemas começam a desencadear doenças físicas e psíquicas no nosso organismo.


Ignorar o medo só pior a situação, mas enfrentá-lo exige ajuda de uma especialista que pode ser um médico psiquiátrico. Um psicólogo, terapeuta, conselheiro, etc. Buscar ajuda é fundamental nesse momento. Portanto, procurar um atendimento psicológico é uma decisão inteligente principalmente se você observar alguns “sintomas” de ansiedade e depressão surgindo.


Como saber se eu preciso de ajuda psicológica?


Aprender a se observar é, portanto, o primeiro passo para reconhecer quando as coisas não estão indo bem. Se você está se sentindo apreensivo, confuso, angustiado ou com medo saiba que é natural em um momento com esse. Mesmo assim, procure conversar com um psicólogo sobre esses sentimentos. Se você ainda não faz terapia, procure ajuda online. Vários profissionais estão se disponibilizando a atender os pacientes à distância.


Se você estiver observando: inquietação, insônia, dificuldade de concentração, dificuldade de relaxar, ritmo cardíaco acelerado mesmo em repouso, sensação de estar no limite de exaustão, burnout, pensamentos catastróficos, procure ajuda!


Exaustão psicológica dos profissionais que estão na linha de frente


Existe uma parcela da população que está sofrendo com transtornos emocionais por estar na linha de frente no combate ao vírus. Por exemplo: Médicos, enfermeiros profissionais de saúde estão extremamente expostos ao vírus e isso os faz mais vulneráveis a desenvolver transtornos psíquicos.


Outros profissionais, mesmo não sendo da área de saúde, continuam trabalhando para garantir que os serviços essenciais funcionem normalmente para toda população.


Muitas empresas continuam operando suas linhas de produção, em outras as pessoas estão trabalhando de maneira remota e fazendo home-office, outras ainda são comércios essenciais como farmácias e supermercados. Independente do cenário acima, as complicações físicas e os transtornos emocionais causados pelo COVID-19 serão considerados doenças de trabalho.


Se a sua empresa continua operando nesse momento saiba que é responsabilidade da medicina do trabalho zelar pela saúde, segurança e bem estar dos funcionários. Fique atento à sua equipe. Preste atenção nas alterações de humor, nos indícios de estresses agudo e ansiedade. Forneça apoio psicológico especializado para todos os funcionários, dessa forma eles continuaram saudáveis para desempenhar suas funções dentro da empresa. Procure a Asonet e descubra como podemos ajudar nesse momento: https://materiais.asonet.com.br/orientacao-medica-online


Se você é um desses profissionais, ou conhece alguém que esteja trabalhando na linha de frente no combate ao vírus a nossa plataforma poderá te ajudar a superar esse momento preservando sua saúde mental e integridade emocional. Não existe em procurar ajuda! Acesse: https://materiais.asonet.com.br/apoio-emocional-em-tempo-de-pandemia


Como funciona a plataforma da Asonet?


A Asonet lançou uma plataforma atendimento psicológico online para auxiliar pessoas que estão passando por estresse crônico, quadros de ansiedade e depressão nesse momento.


Durante as sessões online o objetivo é oferecer apoio emocional aos pacientes, identificar os fatores de risco mental e as rotinas adotadas durante a pandemia. Os profissionais também irão orientar sobre a adoção de hábitos saudáveis para combate às alterações de humor, perturbações do sono, fobias, medos e consequências psicológicas do adoecer físico.

  1. Orientação sobre aspectos de higiene que visem minimizar os riscos de contaminação do vírus;

  2. Conscientização das eventuais mudanças de hábitos e possíveis implicações emocionais que podem ser acarretadas por conta disso;

  3. Abordagem, quando necessário, das implicações emocionais da quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento;

  4. Exercício da profissão segundo os princípios do Código de Ética Profissional do Psicólogo, com informações precisas e que evitem o pânico.

A plataforma surgiu para gerar enfrentamento a esse estresse social e ajudar a combater a pandemia de doenças psíquicas que estão se tornando frequentes com esse novo cenário.

Nossa plataforma de atendimento remoto está integrada com a Gestão de Absenteísmo Médico e Gestão FAP. Acesse: https://materiais.asonet.com.br/apoio-emocional-em-tempo-de-pandemia


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

3 visualizações0 comentário
bottom of page