Prevenir acidentes. Aumentar a conscientização sobre saúde ocupacional. Tornar a operação de trabalho mais segura. Garantir a qualidade de vida dos trabalhadores. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), é uma comissão interna, formada pelos funcionários das empresas, que tem por objetivo zelar pela saúde e segurança do trabalho.
Com o intuito de ajudar seus clientes e parceiros a estarem dentro das normas SST a
ASONET Ocupacional, vai realizar no próximo dia 13 de agosto de 2019, em São
Bernardo do Campo o Show da CIPA.
Um evento dinâmico e cheio de informação que irá treinar os colaboradores para reconhecer, prevenir e comunicar acidentes de trabalho e riscos à saúde ocupacional.
O que diz a legislação?
De acordo com a norma regulamentadora nº05, aprovada pela Portaria nº 3.214, de 08 de junho de 1978 e atualizada pela Portaria SIT n.º 247, de 12 de julho de 2011 do Ministério do Trabalho e Emprego, toda empresa, independente de porte ou área de atuação, precisa constituir uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. Também faz parte dessa atribuição eleger os funcionários que farão parte da comissão. E promover o treinamento constante dos mesmos.
A empresa deve organizar o treinamento assim que for constituída a CIPA, E, acima de tudo, buscar empresas parceiras e consultorias de saúde ocupacional qualificadas para treinar os funcionários. O treinamento tem que ser feito a cada mandato da CIPA, que tem um ano de duração. Mesmo quando o funcionário já fazia parte do comitê anterior ele deve realizar o treinamento novamente, para garantir a atualização dos conhecimentos. Empresas com até 10 funcionários podem pagar multa no valor de R$ 2.225,03, e ser condenada por não obedecer a norma e não treinar os funcionários.
A CIPA é um dos principais meios de se estabelecer o diálogo e a conscientização entre os colaboradores e empregadores. Mantendo assim, a produtividade, o bem-estar, a segurança e a saúde dos trabalhadores em geral. Além disso, é responsabilidade desse órgão interno analisar o ambiente de trabalho e identificar potencias de risco para a saúde e prevenir acidentes. Também faz parte das funções combater e minimizar as ameaças dentro do ambiente de trabalho. Assim como conscientizar o restante da equipe, aplicar ações de prevenção e garantir a manutenção de todos os agentes de segurança.
Sobre o Show da CIPA – ASONET Ocupacional
O curso, promovido pela ASONET Ocupacional no próximo dia 13 de agosto de 2019, vai abordar o histórico da CIPA e as atribuições e responsabilidades dos funcionários que fazem parte da comissão. Os participantes vão aprender a identificar os riscos, acidentes de trabalho. Tipos de acidentes e doenças profissionais do trabalho. Além disso, como comunicar o acidente, como criar um plano de ação para a CIPA, e qual estrutura adotar para as reuniões regulares do comitê. Da mesma forma faz parte do treinamento, prevenção contra incêndios, classificação de incêndios, métodos e agentes extintores.
O Show da CIPA vai apresentar o conteúdo programático obrigatório de 20h de maneira compacta e será aplicado em 8h. Além disso, todos os participantes vão receber um certificado que tem validade diante da NR-05.
Por que investir em treinamento?
Ao investir na formação dos funcionários que fazem parte do comitê, a empresa minimiza os riscos de acidentes. O que já garante uma série de benefícios, tanto para o funcionário quanto para a organização. Em suma, os colaboradores passam a entender sua responsabilidade diante da prevenção de acidentes. E assim, adotam posturas e atitudes para diminui as ocorrências e aumentar a segurança diante da realização do trabalho.
O treinamento da CIPA é a melhor maneira de aumentar a conscientização sobre a importância de ter um local de trabalho seguro. Além disso, já existem estudos que comprovam que promover o bem estar no ambiente de trabalho ajuda a manter o profissional motivado. Consequentemente aumentando o rendimento das equipes e a produtividade dos colaboradores durante o exercício de suas funções.
Mas, infelizmente, o treinamento não resolve tudo. Apesar da informação ser indispensável, ela é apenas uma parte na garantia desses benefícios. Portanto, o comitê, depois de adquirir conhecimento, tem a responsabilidade de voltar para a empresa e implementar as novas noções de saúde e segurança aprendidas dentro do conteúdo programático.
Aumentando em toda a equipe a conscientização sobre saúde ocupacional. Por outro lado, é papel da organização, auxiliar os funcionários durante esse processo. Por exemplo, fiscalizando se as ações estão mesmo sendo implementadas e cumpridas ao longo do tempo. Certamente a saúde e segurança do trabalho é um tema que gera muitas dúvidas e dificuldades por parte das empresas. No entanto, sua relevância para o negócio é indiscutível.
As inscrições para o treinamento de agosto estão encerradas. Mas os que tiverem interesse em aumentar a conscientização sobre saúde ocupacional na sua empresa e quiserem promover o Show da CIPA podem entrar em contato com a ASONET Ocupacional e contratar um treinamento in loco.
Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi
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