top of page
Buscar

Franquia x mercado financeiro: como definir o melhor investimento para você


O que vale mais a pena, investir ou empreender? Responder a essa pergunta nunca é algo simples. Em tempos de pandemia e de instabilidade econômica como a que vivemos, trata-se de uma decisão ainda mais difícil.


De um lado está o desejo de aplicar o seu dinheiro e fazer com que ele “trabalhe por você”, rendendo dividendos. Do outro, o espírito empreendedor de quem enxerga em um negócio próprio a melhor oportunidade de crescimento, especialmente em um modelo já consolidado, como uma franquia.

Neste post vamos falar das vantagens de cada alternativa para ajudá-lo a decidir se o melhor para você é investir ou empreender.

Investimento no mercado financeiro

Quem pensa em investir deve avaliar seu perfil de investidor. Quem é mais conservador e não gosta de correr riscos tem como alternativa as aplicações em renda fixa, como poupança e tesouro direto, modalidade cujos rendimentos são definidos previamente. Atualmente, estas opções são pouco atrativas pois seus ganhos são atrelados à taxa de juros básicos (Selic), que se encontra em seu mais baixo patamar da história.


Investidores de perfil mais agressivos podem optar por aplicações de renda variável (mercado de ações, câmbio, etc). Nesta caso, os rendimento variam conforme oscilações do mercado e o risco de se perder o capital investido é maior.

Vantagens da franquia

Já para quem se identifica como empreendedor e não está disposto a enfrentar os riscos e as incertezas do mercado financeiro, a opção é investir em um negócio próprio. Porém, diferentemente do que muita gente pensa, ser dono do próprio negócio não significa simplesmente não ter mais chefe e ganhar liberdade para organizar seu tempo e sua rotina.


Ser um empreendedor exige dedicação e conhecimento, pois você será o maior responsável pelo resultado do seu negócio. E uma das melhores alternativas para aumentar suas chances de sucesso é investir em uma franquia.


Ao se tornar franqueado de uma marca já estabelecida, você investe em um modelo de negócio já consolidado e testado. Além disso, pode contar com amplo suporte do franqueador, que vai orientá-lo sobre as melhores práticas para implantar e gerenciar o negócio, prospectar clientes, etc.

Alguns setores podem ser especialmente promissores para o investimento em franquias, mesmo em meio à instabilidade que o país vive. É o caso da área de saúde, que se mantém em alta e tem previsão de crescimento em 2021.

O setor de saúde ocupacional, por exemplo, é um dos mercados mais consolidados, pois atende às demandas das empresas que são obrigadas a seguir normas e padrões sobre condições de trabalho e segurança dos seus colaboradores.


No caso da Asonet, a oferta de franquia oferece ao empreendedor um modelo de negócios com 25 anos de experiência de mercado, com processos estruturados e total suporte para sua gestão. Assim, os riscos do investimento são consideravelmente menores.


Quer conhecer mais sobre o investimento em franquias na área da saúde? Entre em contato com nossos consultores e descubra por que este pode ser um bom negócio.

4 visualizações0 comentário
bottom of page