top of page
Buscar

Gestão de pessoas: como a gestão de saúde ajuda na melhoria do ambiente de trabalho?

Atualizado: 4 de ago. de 2020


Nos últimos anos, a preocupação com a gestão das pessoas cresceu de maneira significativa dentro das organizações. Se antes a estratégia era vista como algo irrelevante ou secundário. Agora, engajar, qualificar e motivar os funcionários está entre as prioridades das organizações.


Cuidar da saúde, bem-estar e segurança dos colaboradores é mais do que cumprir as obrigações legais. Ter um ambiente de trabalho saudável que promove a qualidade de vida, por exemplo, é imprescindível para a produtividade da empresa. Afinal, quanto mais engajada e motivada uma pessoa está. Mais ela irá trabalhar para os objetivos da organização.


Apesar de ser algo indispensável para o sucesso da empresa a gestão de pessoas também já provou ser um dos maiores desafios das organizações. Uma pesquisa realizada pela Endeavor ouviu mais de 1000 empresários e esses apontaram a gestão de pessoas como o maior desafio a ser vencido dentro da administração empresarial.


Mas, o que é a gestão de pessoas?


É um conjunto de práticas que visam o desenvolvimento do capital humano nas empresas. Entre as prioridades estão, por exemplo, a motivação dos funcionários. A atração e retenção dos melhores talentos e a capacitação dos colaboradores para que estes melhorem seus desempenhos dentro da organização.


As empresas são formadas por grupos diversos. Pessoas com idades, costumes, formações e experiências completamente diferentes precisam aprender a trabalhar e colaborar juntas para o desenvolvimento de projetos. Muito embora essa diversidade seja positiva ela também torna-se um grande desafio gerencial. É nesse sentido que gestão de pessoas atua para melhorar o ambiente de trabalho. As técnicas e metodologias têm o objetivo de influenciar e administrar o comportamento dos funcionários, fazendo com que todos trabalhem no máximo de suas capacidades para atingirem as metas da organização.


Promover uma melhoria significativa no ambiente de trabalho, apostar no desenvolvimento profissional das equipes e desenvolver os objetivos empresariais são alguns dos benefícios de se investir no fortalecimento do RH.


Nesse sentido, a gestão de saúde é uma aliada da gestão de pessoas já que ao oferecer um ambiente de trabalho saudável a empresa está motivando, atraindo, retendo e capacitando os talentos.


Cultura organizacional focada na saúde do trabalhador


É claro que, para proporcionar um ambiente de trabalho seguro e saudável, a empresa precisa se dedicar para construir uma cultura organizacional focada na saúde do trabalhador. Investir em SST deve ser um pilar de sustentação para o negócio. A medicina do trabalho precisa ser entendida como um investimento e não como um gasto obrigatório.


Para desenvolver uma cultura de saúde a empresa deve implementar uma política de gestão centrada no bem-estar das pessoas. E, para os que estão começando, o primeiro passo a ser dado é mapear todos os pontos vulneráveis. Ao fazer uma análise de riscos o empresário consegue agir na tomada de decisão e iniciar o processo de melhoria do mais urgente para o menos importante.


Já o segundo passo na hora de construir uma cultura organizacional focada em saúde é fazer uma administração eficiente dos parâmetros mínimos da gestão de saúde. Isso inclui manter a empresa operando dentro das Normas Regulamentadoras e constantemente realizar uma avaliação e modernização dos parâmetros. Se você deseja tornar-se referência na cultura de saúde cumprir a legislação é o mínimo necessário.


Depois de corrigir os potenciais de risco e cumprir todos os parâmetros legais, a empresa deve dar um passo além do esperado. Entregar mais do que o exigido e olhar para a saúde, bem-estar e qualidade de vida dos colaboradores para além do óbvio. É nessa etapa do processo que muitas organizações não conseguem inovar e acabam por não se destacarem como verdadeiramente preocupadas com a gestão de pessoas e de saúde. Uma consultoria especializada pode ser uma grande aliada na hora de encontrar esses diferenciais.


Investir em gestão de pessoas potencializa o ambiente de trabalho!


Ao implementar uma cultura focada no bem-estar e na qualidade de vida dos funcionários a empresa está potencializando o ambiente de trabalho e garantindo mais produtividade para o negócio.

Você tem muito a ganhar ao contratar uma consultoria para implementar e acompanhar os processos de saúde da sua empresa. A consultoria externa pode ser um braço direto para o negócio ao promover programas de saúde, orientar os trabalhadores em relação aos cuidados com a saúde e segurança, além de contar, também, com a visão estratégica e a gestão dos documentos exigidos pelo eSocial.


Ficou interessado? Fale com um de nossos consultores e solicite um orçamento agora mesmo! http://materiais.asonet.com.br/orcamentoasonet

Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

1 visualização0 comentário
bottom of page