top of page
Buscar

Perfil do empreendedor de franquias: as características do investidor bem-sucedido


Investir em franquias é uma das alternativas mais seguras para quem quer se tornar um empreendedor de sucesso. O suporte oferecido pelo franqueador e a aposta em um modelo de negócio já consolidado aumentam as chances do investimento prosperar.


Nesse modelo de negócio, algumas qualidades – habilidades e atitudes – são importantes para se obter os melhores resultados. Para que você conheça o perfil ideal do franqueado, listamos quatro características-chave para se obter sucesso ao comprar franquia.


1. Liderança e capacidade de relacionamento

Em uma franquia, o empreendedor recebe todo o suporte da marca. Mas é dele a responsabilidade por fazer as coisas acontecerem. É ele que terá de conduzir a equipe da sua unidade à excelência, na busca pelos melhores resultados.


Primeiramente, o franqueado terá que liderar e engajar seu grupo de colaboradores, fazendo dele um time comprometido com o negócio. Será preciso também ter habilidade de negociação e relacionamento para lidar com clientes, fornecedores e com os próprios parceiros da marca franqueadora. Essa característica pode ser um importante diferencial para o sucesso do seu empreendimento.


2. Espírito empreendedor

O modelo de franquia é um negócio seguro se comparado a outros empreendimentos. Os riscos são menores, pois o investidor terá o suporte de uma marca já estabelecida no mercado. Mas isso não é garantia de sucesso. Nem quer dizer que as coisas funcionarão de forma automática.

O franqueado deve se ver como um investidor, um empresário. E, como tal, precisa estar ciente de que todo o negócio – mesmo uma franquia – envolve algum risco e que o seu sucesso depende da sua iniciativa, da sua dedicação e do seu espírito empreendedor.


3. Afinidade com o setor ou produto

Ao analisar uma franquia para se investir, é importante avaliar a possibilidade de retorno econômico. Mas também é preciso considerar a sua afinidade com a área de atuação ou o produto em questão. Quanto maior sua proximidade com o setor, maiores serão suas chances de sucesso.


Geralmente, não é necessário ser um profissional de uma área ou ter alguma formação técnica específica para comprar franquia. Mas gostar do negócio é importante, pois isso vai tornar a atividade mais prazerosa, o que contribui para o sucesso.


4. Disciplina

Ao comprar franquia, o empreendedor está apostando em um negócio consolidado, que já apresenta resultados e um histórico de sucesso. E o franqueado vai receber treinamento e suporte para reproduzir aquele modelo que já funciona.


O empreendedor precisa ter disciplina para seguir os processos, prazos e procedimentos indicados pela marca que, na verdade, será sua maior e principal parceira na busca do sucesso. Autonomia é importante para um bom empreendedor. Mas em uma franquia, esta característica deve respeitar os limites do plano de negócios da marca.


Estas são algumas características que compõem o perfil ideal do franqueado e indicam o caminho para se obter sucesso ao comprar franquia. Para aumentar suas chances neste modelo de negócio, fortaleça suas habilidades, invista no seu desenvolvimento e no aprimoramento de áreas nas quais você ainda não se sente preparado.


Além de melhorar sua preparação, o sucesso da sua franquia dependerá também da escolha de um bom parceiro. Com mais de 20 anos de experiência em uma área em ascensão, a Asonet Ocupacional pode ajudá-lo a se tornar um empreendedor de sucesso. Conheça agora mesmo o sistema de franquias da Asonet.


32 visualizações0 comentário
bottom of page