top of page
Buscar

Aprenda a aumentar a competitividade da empresa investindo em SST

Atualizado: 4 de ago. de 2020

Existem hoje no Brasil milhares de empresas de todos os portes, segmentos e mercados de atuação. Uma estimativa feita pelo SEBRAE aponta para mais de 40 milhões de negócios. Por isso, aumentar a competitividade da empresa, ampliar a produtividade, expandir o negócio e apostar no aumento da credibilidade são formas indispensáveis de driblar a concorrência, conquistar e fidelizar clientes. A Saúde e Segurança do Trabalho é uma poderosa ferramenta de diferenciação para aumentar a competitividade da empresa.

Um mercado competitivo é algo muito positivo. Afinal, quanto mais empresas estiverem concorrendo pela preferência do consumidor, maiores se tornam os índices de inovação. Na busca pela competitividade e pela superação de seus concorrentes é comum as empresas investirem em fatores que possam criar diferenciação e aprimoramento para o negócio. E, é nesse sentido que as normas SST surgem como uma solução..

Todo gestor de empresa sabe que as pessoas são os ativos mais valiosos de um negócio. É por meio das pessoas, de sua força de trabalho, conhecimento, competências e habilidades que a empresa consegue entregar valor para o mercado. Uma vez que não existe um processo produtivo ou operação empresarial que não dependa de mão de obra, proteger esse ativo deve estar entre as prioridades.

Por isso, existem cinco passos indispensáveis para aumentar a competitividade da empresa. Confira!

Gestão eficiente

O primeiro passo é ter uma gestão eficiente. Ter uma administração empresarial que olhe para os gastos, os investimentos, a melhoria de processos, o aumento da produtividade e a inovação do produto ou serviço, faz toda a diferença na hora de tornar o negócio mais competitivo.

Monitorar os resultados

O segundo passo é ter métricas e parâmetros para acompanhar os resultados do negócio. Observar e conduzir o desempenho da empresa é fator chave para a tomada de decisão.

Proteger os ativos

Esse talvez seja o item mais importante para o sucesso de qualquer empresa. Proteger os ativos de uma empresa é a única forma de garantir que o negócio tenha uma operação durável e sustentável a longo prazo. Para isso, é essencial levantar todos os fatores de risco e não poupar esforços ou investimentos para manter a empresa segura e funcionando.


Investir em SST

As Normas de Saúde e Segurança são elementos indispensáveis para o sucesso de qualquer negócio. Existem muitos parâmetros listados dentros dos 36 documentos oficiais. Cumprir os parâmetros confere credibilidade para o negócio, maior produtividade, segurança em processos de risco, proteção para a saúde do trabalho, entre tantos outros benefícios. Com uma maior proteção de riscos, garantia de saúde e segurança para o trabalhador e índices crescentes de produtividade fica fácil aumentar a competitividade da empresa.

Monitorar a concorrência e inovar sempre

Acompanhar a concorrência é uma maneira de manter-se ativo no mercado e acompanhar de perto as inovações e novidades que podem tornar seu negócio obsoleto. Nada melhor do que essa observação criteriosa dos produtos, serviços e processos para manter-se atualizado. Contudo, ainda mais importante do que só assistir a concorrência e adotar novas tendências é inovar dentro de casa. Para se destacar, a empresa deve se diferenciar das demais. Oferecer novidades e novos caminhos para o mercado talvez seja a melhor maneira de se manter competitivo. Outra dica é lançar um produto ou serviço para um nicho menor de clientes ou então oferecer um serviço personalizado.

Mas, atenção! Aumentar a competitividade da empresa não é tudo!

Mais do que aumentar a competitividade da empresa, a diretoria precisa estar sempre atenta às demandas e necessidades de seus consumidores. Conhecer bem o público alvo é uma das melhores maneiras de expandir sua empresa.

Outro fator indispensável para o sucesso de um negócio é operar dentro da legalidade. Pode parecer uma dica óbvia, mas não é. Muitas empresas descumprem as Normas Regulamentadoras e comprometem a sustentabilidade do negócio por não estarem dentro da lei. Estar em desacordo com as obrigações de Saúde e Segurança podem acarretar em multas altíssimas ou na interrupção das atividades da empresa. Em muitos casos, esses fatores são os principais responsáveis por levar diversos negócios à falência.

Não deixe para regularizar suas obrigações depois que a empresa for onerada e sofrer penalidades. Entre em contato com a ASONET Ocupacional e mantenha sua empresa competitiva. Acesse: http://materiais.asonet.com.br/orcamentoasonet


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

3 visualizações0 comentário
bottom of page