Buscar

Sorvete sim! Conheça os tipos e benefícios para saúde

Atualizado: Ago 4

O sorvete é o maior aliado nos dias quentes né? Além de delicioso também refresca. Mas você sabia que existem outras 2 variações dessa famosa sobremesa? Eles são o sorbet e o gelato. A grande diferença entre eles é o método de fabricação.

  1. Sorbet: O sorbet é feito com frutas e água ou leites vegetais. Não possui origem animal. Sua fabricação é artesanal e consegue aproveitar bem mais as propriedades das frutas. É uma das opções mais saudáveis e indicada para veganos e intolerantes à lactose.

  2. Gelato:  O gelato é feito a base de frutas e leite. Além do leite que vaca, pode ser feito também com outros tipos de elite de origem animal, como o de cabra por exemplo. Possui uma consistência mais cremosa devido a gordura presente no leite. Podemos dizer que o gelato é um sorvete artesanal de massa.

  3. Sorvete: O nosso famoso sorvete é aquele produzido em larga escala. Sua composição é formada por frutas, leite e gordura. Sua forma de produção é realizada em industrias mas nem por isso, perde nutrientes como o cálcio, por exemplo.

O consumo de sorvete em qualquer uma de suas variações é ótimo para a saúde, no sentido de ter um retorno nutricional. Aqueles que são feitos de fruta ou legumes de verdade possuem as qualidades nutricionais dos alimentos. Só 30% das propriedades nutricionais se perdem durante o processo de fabricação. Aqueles que são feitos com leite, por exemplo, possuem as qualidades do leite, como o cálcio. Em média, 200 gramas tem quase a mesma quantidade de cálcio que um copo de leite (copo de 200 ml).


Mas sempre que tomo sorvete, fico com dor de garganta. O que eu faço? Algumas pessoas tem mais sensibilidade à baixas temperaturas. Nesse caso, tente intercalar água em temperatura ambiente enquanto toma o sorvete. Ela ajudará a “quebrar” um pouco do gelo, evitando assim uma dor de garganta.

Sorvete após cirurgias


Após alguma cirurgia, o seu médico já lhe falou para tomar sorvete? Isso é indicado porque, após cirurgias na boca e garganta, nossos vasos sanguíneos se dilatam, aumentando os riscos de um sangramento.  O sorvete, devido a sua temperatura, acaba diminuindo o tamanho dos nossos vamos, diminuindo e até evitando a chance de sangramento.


O indicado, é tomar após cirurgias de remoção das amígdalas e também, dente do siso já que o sangramento pode causar problemas ao paciente. Evite em casos de dor de garganta ou tosse.

Fonte: G1- Bem Estar.

0 visualização

Siga-nos nas redes sociais

  • Facebook Asonet
  • Instagram Asonet
  • Linkedin Asonet

© 2020 Orgulhosamente criado pela Franchising Asonet