top of page
Buscar

Treinamentos de saúde ocupacional: 10 motivos para começar 2020 investindo na capacitação da sua equ

Atualizado: 4 de ago. de 2020

Promover os treinamentos de saúde ocupacional é uma maneira de conscientizar o trabalhador a respeito dos procedimentos seguros que envolvem suas atividades diárias e as atividades da empresa. 

Quando se trata de saúde ocupacional manter todos os colaboradores informados e capacitados faz muita diferença na prevenção e gestão de riscos. Além disso, os cursos e palestras também alertam os profissionais sobre os perigos em torno de suas atividades e sobre ações preventivas e reativas diante de uma ocorrência.

Dada a relevância do tema separamos 10 motivos para começar 2020 investindo em treinamentos de saúde ocupacional.


Produtividade


Capacitar os colaboradores é a melhor maneira de aumentar a produtividade da empresa. Afinal, quanto mais conhecimento se tem sobre as atividades e funções melhor o funcionário se torna em desempenhar suas tarefas.


Redução nos índices de acidentes


Os treinamentos garantem que os profissionais sigam os procedimentos adequados e seguros durante a execução de suas atividades. Reduzindo, portanto, os índices de acidentes. Além disso, o conhecimento teórico e prático deixam o colaborador preparado para agir diante de um acidente e de um cenário de risco.


Liderança espontânea


Ao promover os treinamentos dentro das equipes é possível identificar lideranças surgindo entre os funcionários. Por exemplo, as lideranças espontâneas, que aparecem dentro dos times, são ferramentas poderosas para manter os funcionários engajados, motivados e trabalhando em equipe.


Maior satisfação dos colaboradores


As pessoas gostam de se sentir valorizadas e importantes dentro das empresas. Portanto, ao investir na capacitação dos colaboradores você está qualificando sua força de trabalho e aumentando a satisfação dos funcionários em relação à empresa, por exemplo. Ser uma organização que se preocupa verdadeiramente com seus colaboradores traz inúmeras vantagens competitivas para o negócio.


Clima organizacional


Uma grande vantagem, não muito óbvia, de se investir nos treinamentos de saúde ocupacional é a contribuição genuína que esses oferecem ao clima organizacional. Durante os treinamentos as equipes estão engajadas, os colaboradores interagem e, muitas vezes, desenvolver um projeto paralelo faz com que os conflitos internos sejam reduzidos. Mas, é muito comum após uma sessão de treinamento surgirem novas alianças dentro da empresa, fazendo com que o trabalho se torne mais leve e mais produtivo dali em diante.


Reduz os custos para o negócio


Ao estarem mais preparados para lidar com as intercorrências, com os acidentes e com a prevenção de riscos, os funcionários tornam-se vigilantes constantes da saúde ocupacional. Reduzindo os índices de doenças laborais, afastamentos do trabalho, multas por descumprimento das leis e normas e até diminuição no número de processos por passivo trabalhista.


Promove o bem-estar da equipe


Funcionário feliz trabalha mais e melhor. Essa sem dúvida é uma máxima dentro dos motivos para se investir nos treinamentos de saúde ocupacional. Portanto, os cursos de segurança do trabalho representam um investimento da qualidade de vida dos colaboradores. Há uma melhoria significativa na visão que as equipes passam a ter sobre a empresa e seu ambiente de trabalho. O treinamento de segurança também auxilia na melhoria da qualidade de vida dos colaboradores, incentivando-os a cuidarem do próprio corpo e da saúde mental. Com isso, há um ganho de qualidade de vida e bem-estar.


Promove colaboração entre as equipes


Um dos segredos para o sucesso organizacional é fazer todos os funcionários trabalharem pelo mesmo objetivo. Ou seja, os resultados e metas da empresa. Mas, nesse cenário, a competição é algo improdutivo ao passo que a colaboração é a chave para o resultado. Por tanto, Os cursos e treinamentos são catalizadores desse sentimento e espírito de colaboração. Ao integrarem vários departamentos e fazerem as pessoas trabalharem juntas dentro do modelo de experimentação a colaboração surge de maneira espontânea, por exemplo.


Melhora a imagem da empresa


Toda organização constrói uma imagem diante do mercado e da sociedade. Seja como fornecedora ou como marca empregadora, garantir a credibilidade da empresa é uma tarefa indiscutível para o crescimento do negócio. Investir em cursos de segurança do trabalho pode ser uma ótima estratégia para atrair os melhores profissionais. Quando você conquista uma boa reputação, você passa a ser procurado pelos melhores talentos do mercado que buscam empresas que ofereçam qualidade de vida, autonomia e bem-estar.


Reduz os índices de afastamento


Os afastamentos e o absenteísmo trazem diversos prejuízos para a empresa. Eles prejudicam todo o equilíbrio do time, que precisa se desdobrar para cumprir as atividades do profissional ausente. Isso gera insatisfação e sobrecarga, o que prejudica o fluxo de atividades e entregas do negócio. Os cursos de segurança de trabalho são capazes de reduzir esse dois índices dentro da empresa.


Os treinamentos de saúde ocupacional são obrigatórios?


Sim, existem alguns treinamentos que são exigidos em caráter obrigatório pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Eles estão descritos dentros das Normas Regulamentadoras.

A ASONET possui uma série de treinamentos obrigatórios que cumprem com os requisitos exigidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego e, de maneira lúdica, ensinam a todos os colaboradores as práticas de segurança para evitar imprudência e acidentes. Cada assunto abordado possui um conteúdo programático específico e, ao término do treinamento, cabe ao empregador se assegurar do quanto as pessoas assimilaram de conhecimento e informação.


CONHEÇA OS PRINCIPAIS TREINAMENTOS DESENVOLVIDOS PELA ASONET OCUPACIONAL

  1. CIPA NR5 – Resumo das atribuições legais dos membros da CIPA, Objetivos da Norma, Acidentes de Trabalho e agravo de doenças.

  2. Primeiros socorros – Todo estabelecimento deverá estar equipado com material necessário à prestação dos primeiros socorros. Por isso, é necessário ter equipe treinada e que saiba como agir em situações de emergência.

  3. Operador de empilhadeira – Aborda os conceitos e as práticas sobre as operações e procedimentos de segurança, através da análise e prevenção de riscos associado ao manuseio e condução do equipamento

  4. Combate a Fogo – Ensina as técnicas para combater o fogo e as medidas de prevenção a incêndio, para equipes de funcionários e combatentes.

  5. Trabalho com eletricidade – Análise de riscos, conceitos e grandezas elétricas básicas, sistemas elétricos de potência, consumo, principais características.

  6. EPI e EPC – Capacitar os participantes sobre a importância do Uso Correto de EPIs. – Equipamentos de Proteção Individual, Tipos de EPC, Limite de tolerância, entre outros assuntos.

E aí, gostou deste post? Então, aproveite para entrar em contato com ASONET e contratar um treinamento para sua equipe. Acesse: http://materiais.asonet.com.br/orcamentoasonet


Este artigo foi escrito por Juliana Colognesi

3 visualizações0 comentário
bottom of page