top of page
Buscar

Compreenda as formas de contratação para evitar problemas judiciais

Atualizado: 4 de ago de 2020

formas de contratação

Posso contratar um trabalhador autônomo para fazer a gestão ocupacional da minha empresa? Quais são os custos para contratar ou terceirizar? Qual é o melhor regime de trabalho e o mais adequado? Essas são algumas perguntas que podem fazer parte do dia a dia dos empresários. Estar atento as formas de contratação é um fator essencial para uma boa gestão.


Para agir de acordo com a legislação vigente e ficar protegido contra problemas futuros é fundamental que você conheça as formas de contratação e decida, qual é a melhor para seu negócio. As opções mais seguras de contratação para o empregador é o regime CLT é a terceirização. Contudo ao contatar uma empresa para terceirizar o serviço exija sempre a certidão negativa de débitos que comprove a idoneidade fiscal.


Embora menos comum, outra forma de contratação é através trabalho autônomo. Ele precisa estar inscrito prefeitura para exercer sua atividade profissional sem vinculo empregatício e por conta própria, com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviço deve ser de forma eventual e não habitual e o empregador deve declarar recolhendo os impostos referente ao serviço prestado. 

Custos

No momento da escolha ao contratar um prestador ou funcionário os custos são um fator que precisa entrar na ponta do lápis. Cada modalidade possui regras e encargos diferentes. Veja:

  1. Custo de contratação do empregado: Salário + encargos sociais

  2. Custo de contratação do empregado terceirizado: Salário + encargos sociais + taxas + NF

  3. Custo sem carteira de trabalho (autônomo): Salário

Existem outros custos além do salário que irar depender do tipo de contratação escolhida. Portanto, cabendo ao empregador optar pela modalidade de menor custo ou por aquela com melhor rendimento no processo produtivo. A diferença entre ambas pode ser percebida quando comparada a economia de retorno de curto e longo prazo.

3 visualizações0 comentário
bottom of page